Informações

Importância da Análise periódica da Água do Poço Artesiano, saiba mais.

Saiba a importância de analisar periodicamente a água do seu poço artesiano.

Fonte: Google

Está cada vez mais comum residências, hotéis, pousadas, condomínios e empresas utilizarem a água de poços artesianos como uma das maneiras de combater a falta de água ou providenciar água própria para o consumo. No entanto, a perfuração de um poço artesiano pode gerar problemas, como a má qualidade da água encontrada ou até mesmo a contaminação do lençol freático.

Dependendo do local aonde o poço artesiano for instalado, podem ocorrer infiltrações no lençol freático sem que você perceba, caso o poço seja esteja próximo a postos de combustíveis, fossas sépticas, indústrias, reservatórios de químicos etc. Este é um ponto importante para fazer a análise periódica do seu poço verificando sempre o padrão de qualidade.

O fator biológico também pode influenciar caso a água seja contaminada por algum tipo de bactéria vejamos:

Coliformes Totais são um grupo de bactérias que indicam presença de bactérias na água que não necessariamente representam problemas para a saúde.

Coliformes Termotolerantes, também denominado erroneamente como “Coliformes Fecais”, são um grupo de bactérias que normalmente não são encontradas em fezes. Quando encontramos esse tipo de bactéria é um indicativo de que a água foi contaminada por fezes e esgoto.

Caso o resultado da análise apresente presença de coliformes, o ponto de consumo deve ser interditado e devem ser adotadas as medidas de higienização e desinfecção do mesmo. Após a adequação do processo de desinfecção, deve-se repetir a análise para confirmar os resultados.

Já as bactérias Heterotróficas crescem na ausência do cloro. Embora não sejam patogênicas, o crescimento dessas bactérias na água deve ser observado periodicamente.

Faça a análise da água do seu poço, o Laboratório Peagah é registrado no Conselho Regional de Química e está há mais de 10 anos no mercado.

Previous
Next

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *